No final de semana, nos dias 15 e 16 de março, houve grande movimento nas atividades relacionadas à Pastoral da Catequese, à Formação Continuada dos Dirigentes da Palavra, à Reunião da Equipe de Articulação do CNLB e ao Movimento das Mães que Oram pelos Filhos na Diocese. Acolhidos em diversos ambientes de Sete Lagoas, o objetivo em comum foi único: alavancar o trabalho de evangelização nos diferentes aspectos e inspirar o amor e a esperança na vida dos leigos atuantes. 52035
No sábado, dia 15 de março, às 8h, teve início, na Paróquia de Santa Luzia, com o apoio do assessor eclesial, padre Wantuil e da coordenadora Fernanda Barrado, a reunião da Equipe de Articulação do CNLB da Diocese de Sete Lagoas. Este encontro reuniu as equipes que estão elaborando, organizando e preparando a Assembleia Constitutiva e Eletiva do Conselho de Leigos e Leigas da Diocese, que terá como tema: “Cristãos leigos e leigas em missão: Testemunhas da Esperança”. A inspiração bíblica será o lema: “Vós sereis minhas testemunhas”.
Reunião da Equipe de Articulação do CNLB da Diocese de Sete Lagoas.
Ainda no sábado, das 14h às 17h, na mesma Paróquia, ocorreu a Formação Continuada com os Dirigentes da Palavra das Foranias: Santana e São Joaquim, Santa Luzia, São Geraldo e Nossa Senhora da Abadia conduzida pelo padre Israel, assessor eclesial para os Ministérios na Diocese.
Simultaneamente, das 13h às 18h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, realizou-se o 1º Encontro Diocesano das Mães que Oram pelos Filhos, com a presença da coordenadora estadual Raquel Bassoto; da coordenadora provincial Jussara Bosi; da coordenadora diocesana Andréa Saraiva; e apoiadoras estaduais como Camila Caraciola, Vanessa Cláudia, Míriam Moura, Flávia Barreto e Patrícia Sena. A celebração ficou a cargo do padre Guilhermo Arturo. O encontro teve como proposta fortalecer a caminhada e os vínculos do movimento, reafirmando o propósito incessante de orar pela conversão dos filhos e das famílias nas paróquias da Diocese.

No Centro Pastoral do Carmo, no mesmo sábado, realizou o 1º Encontro de 2025 com os coordenadores paroquiais da Catequese. Planejado para os dias 15 e 16 de março, o objetivo foi aprofundar o estudo do Ministério do Coordenador Paroquial e suas atribuições, com base nos documentos orientadores da Catequese. A programação teve início às 13h, com a oração conduzida pelo padre Evandro e a palestra da assessora Neuza Silveira de Souza, do Regional Leste II, que abordou o tema: “Coordenação na Catequese” encerrando as atividades do dia às 21h.
No domingo, dia 16, as atividades começaram com a celebração da missa, às 7h, na Matriz Nossa Senhora do Carmo, seguida de uma manhã de retiro conduzida pelo Bispo Emérito, Dom Aloísio Vitral, que refletiu sobre a “Espiritualidade do Catequista Coordenador”.
Nosso Bispo, Dom Francisco Cota, também esteve presente, oferecendo palavras de apoio e cuidado aos coordenadores e recebendo agradecimentos de todos os participantes pelo e strutural oferecido para a realização do encontro.

A equipe diocesana, composta por seus representantes: Marielza e Maria Auxiliadora (Forania Senhor Bom Jesus), Andréa, Soraia e José Carlos (Forania Santa Luzia), Lilian (Forania São Geraldo), Viviane (Forania Nossa Senhora da Abadia), e Nilda e Selma (Forania Santana e São Joaquim), juntamente com o assessor eclesial, padre Rafael Lucas, mostrou atenção especial à receptividade e às individualidades dos 60 participantes durante às atividades para melhor acolhê-los e direcioná-los futuramente.
Fica evidente a alegria da caminhada pastoral da Diocese, com a realização desses e de outros eventos já realizados em 2025, que ampliam o caminho sinodal proposto e configuram esperança na vida das comunidades da Diocese de Sete Lagoas durante este Ano Jubilar.
Texto Genilda Almeida.
Fotos PASCOM.